search menu flickr twitter phone angle-left angle-right angle-up angle-down file-pdf link-ext doc-inv sitemap location map calendar credit-card clock facebook-squared minus plus cancel ok instagramm download inkwell

Cidade da Gente:
Fortaleza redesenhando ruas para as pessoas

[Read the English version]

Image Credits: Marcos Moura/Fortaleza City Hall

Quando técnicos da Prefeitura de Fortaleza apresentaram pela primeira vez a proposta de implantação de uma Área de Trânsito Calmo no bairro de Cidade 2000, os moradores receberam a ideia com cautela. Muitos tinham medo que a intervenção pudesse causar congestionamentos, reduzir a oferta de estacionamento e causar transtornos durante as obras. Ao mesmo tempo, 78% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa disseram que se sentiam ‘inseguros’ ou ‘muito inseguros’ em relação ao trânsito motorizado. Algo precisava ser feito a respeito.
 __

 

Com base em exemplos de outras cidades do mundo, a prefeitura decidiu implantar o projeto em fases, como forma de apresentar aos moradores o potencial de transformação de áreas subutilizadas de estacionamento em uma nova praça para o bairro. Com alguns baldes de tinta, vasos, lixeiras e bancos, a parte sul da Avenida Central foi transformada completamente em não mais que duas noites. O projeto piloto foi inaugurado em 17 de setembro e os resultados foram imediatos e perceptíveis para todos.

 

Transformação

Mais de 1.200 m2 de estacionamento subutilizados foram recuperados como uma nova praça onde as pessoas passaram a podem caminhar, sentar e passar o tempo juntas. Uma faixa de rolamento estreita preserva o acesso de veículos ao local, permitindo entregas, embarque e desembarque e até algumas vagas de estacionamento. Três novas faixas de pedestres foram implantadas, dando clara prioridade ao pedestre. Juntas, estas medidas encorajam os carros a circular em velocidades moderadas e aumentam a segurança e o conforto de todos os usuários da via.

Na nova praça, as crianças do bairro encontram um novo lugar para brincar; vizinhos de todas as faixas etárias encontram bancos para sentar e conversar, ciclistas encontram um caminho mais seguro para pedalar e mesmo o comércio local encontrou novos compradores, que antes não frequentavam a área. Logo após a abertura do projeto, o número de crianças brincando no espaço mais que dobrou. O mar de concreto se transformou no novo coração do bairro.

Image credits: Victor Macedo / Fortaleza City Hall

 

Image credits: NACTO – GDCI

Resultados e próximos passos

Image credits: NACTO – GDCI

O novo espaço é mais seguro e encoraja novos usos. Antes da intervenção, carros ocupavam 79% do espaço, contra 21% destinados ao pedestre. Depois, a distribuição mudou para 73% pedestres e 27% carros. Como resultado, o número de pedestres caminhando em espaços apropriados aumentou em 350%. Os moradores aprovaram as mudanças: 80% dos entrevistados disseram se sentir ‘seguros’ ou ‘muito seguros’ em relação ao trânsito motorizado, contra 11% antes das transformações. Ainda no mesmo levantamento, 94% dos usuários avaliaram a nova configuração como ‘boa’ ou ‘muito boa’. Por fim, vale ressaltar que as melhorias foram alcançadas enquanto o fluxo de veículos no bairro permaneceu inalterado.

A Cidade 2000 é um ótimo exemplo de como projetos-piloto podem inspirar transformações permanentes. Antes desconfiados, após as transformações os moradores de Cidade 2000 viraram os maiores defensores do projeto, organizando espontaneamente um abaixo-assinado pedindo que o projeto se tornasse permanente. De fato, o projeto foi tão bem sucedido que o prefeito Roberto Cláudio expressou o desejo de incorporar o Cidade da Gente como política pública, expandindo-o para outras áreas da cidade em 2018.

 

 

 

 

 

Share this: