Global Designing Cities Initiative Lança O Guia Desenhando Ruas para Crianças em Português

O aclamado recurso de desenho urbano, com foco em crianças e cuidadores, está agora acessível a milhões de profissionais em todo o mundo.

(English press release here)

Para divulgação imediata  18 de maio de 2022
Contato: Annah Mackenzie | [email protected]
Mídia kit: Disponível aqui

New York, NY (18 de maio de 2022) — A Global Designing Cities Initiative (GDCI) lançou hoje o guia Desenhando Ruas para Crianças, tradução para o português do original em inglês Designing Streets for Kids. A publicação é um suplemento ao Guia Global de Desenho de Ruas da GDCI, que estabeleceu uma nova referência global para o desenho de ruas em contextos urbanos.

O guia Desenhando Ruas para Crianças baseia-se na abordagem de colocar as pessoas em primeiro lugar, com foco nas necessidades específicas de bebês, crianças e seus cuidadores como pedestres, ciclistas e usuários de transporte público em ruas urbanas ao redor do mundo.

A maioria das ruas não foi construída pensando nas crianças e, em muitos lugares, as condições atuais das ruas são hostis e inseguras para as crianças. Acidentes de trânsito matam 1,35 milhão de pessoas todos os anos e são a principal causa de morte de jovens de 5 a 29 anos. O congestionamento de veículos e a forma como eles são projetados também podem contribuir para níveis perigosamente altos de poluição do ar, responsável pela morte de 127.000 crianças com menos de cinco anos a cada ano. Muitas dessas fatalidades são evitáveis, e esses números podem ser substancialmente reduzidos através de um desenho de ruas adequado para crianças.

O desenho ineficiente de ruas também acarreta consequências negativas para a saúde física e mental das crianças. Ruas barulhentas e/ou hostis a pedestres e usuários de transporte público tendem a desencorajar a atividade física, o que priva as crianças de mobilidade independente e oportunidades de se exercitar e brincar. Oferecendo diagramas detalhados e gráficos completos, o guia Desenhando Ruas para Crianças registra as melhores práticas, estratégias, programas e políticas usadas globalmente por cidades de Bogotá a Moscou.

O guia dedica atenção especial ao redesenho de ruas em locais importantes, como escolas e ruas de bairro, bem como áreas de tráfego intenso, incluindo ruas comerciais e cruzamentos. Com um capítulo dedicado a “Como fazer a mudança acontecer,” o guia também mostra como implementar e ampliar planos de redesenho de ruas, destacando táticas para envolver as crianças durante todo o processo de planejamento — uma abordagem muitas vezes negligenciada que pode transformar substancialmente a forma como as ruas são desenhadas e utilizadas.

“Opções de mobilidade confiáveis e acesso a ruas seguras e saudáveis é um direito humano, e o guia Desenhando Ruas para Crianças fornece estratégias prontas para serem colocadas em prática visando garantir o acesso equitativo a esses espaços públicos essenciais”, disse Skye Duncan, Diretora Executiva da GDCI. “Com a tradução desta publicação premiada, milhões de pessoas em todo o mundo podem acessar essas informações em seu idioma nativo, ajudando a garantir que mais crianças sobrevivam e prosperem nas ruas do bairro.”

“Colocar as crianças como principal público no desenho de ruas é essencial para assegurar a construção de ruas mais inclusivas, agradáveis e acessíveis para todos,” disse José Sarto, Prefeito de Fortaleza. A tradução em português do guia Designing Streets for Kids será essencial para que cada vez mais planejadores da cidade tenham acesso às melhores práticas de desenho urbano e priorizem as crianças nas ruas de Fortaleza.”

“No Recife temos uma diretriz muito clara que é a da inversão das prioridades no trânsito: mais espaços para pedestres, maior segurança viária e estímulo à mobilidade ativa, principalmente através de bicicletas,” disse João Campos, Prefeito do Recife. “Iniciativas como a tradução do guia Desenhando Ruas para Crianças vêm em ótima hora para reafirmar a necessidade de tratar o trânsito como um espaço cada vez mais seguro e inclusivo—principalmente quando falamos de crianças, que são os elos mais frágeis da cadeia.”

“Se você desenha uma rua funcional para crianças, desenha uma rua funcional para todos,” comentou Janette Sadik-Khan, presidente da GDCI, e diretora da Bloomberg Associates. “O Desenhando Ruas para Crianças mostra como as cidades podem liderar utilizando os projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todos os lugares.”

O programa Ruas para Crianças da GDCI recebe amplo apoio da Bloomberg Philanthropies, Fundação Bernard Van Leer, Fundação FIA e Fundação Botnar. O guia Desenhando Ruas para Crianças pode ser visualizado e baixado gratuitamente em GlobalDesigningCities.org.

Download the Guide

Sobre a Global Designing Cities Initiative (GDCI)

Lançada em 2014, a missão da Global Designing Cities Initiative é transformar ruas em todo o mundo, inspirando líderes, profissionais e comunidades a imaginar o que é possível quando desenhamos ruas que colocam as pessoas em primeiro lugar. O trabalho da GDCI é embasado pelas estratégias e melhores práticas internacionais registradas no Guia Global de Desenho de Ruas. Para saber mais, acesse globaldesigningcities.org ou siga-nos no Twitter em @globalstreets.