search menu flickr linkedin twitter phone angle-left angle-right angle-up angle-down file-pdf link-ext doc-inv sitemap location map calendar credit-card clock facebook-squared minus plus cancel ok instagramm download inkwell

Novos Manuais da Iniciativa Global de Desenho de Ruas Oferecem Orientações de Ruas

(in English and Spanish)

Para divulgação | 19 de maio de 2022

Contato: Annah MacKenzie | [email protected]

A Global Designing Cities Initiative (GDCI) lançou hoje dois manuais instrucionais; Como Implementar Transformações de Ruas e Como Avaliar Transformações de Ruas. Avaliados por especialistas e profissionais de mais de 20 cidades em todo o mundo, esses manuais analisam em detalhes três tipos/estágios de projetos de transformação de ruas — relâmpago, temporário e permanente — e servem como suplementos essenciais para a orientação de desenhos fornecida no marco de referência Guia Global de Desenho de Ruas (2016).

Direcionados para um público diversificado de líderes do setor público, profissionais, ONGs locais, estudantes, grupos comunitários e empresas locais, esses manuais buscam mudar a prática de décadas de implementação e avaliação de projetos com base em métricas orientadas para carros. Usando as metodologias acessíveis descritas nestes guias, as cidades podem redirecionar seu foco para a criação das melhores ruas para pedestres e usuários ativos de mobilidade de todas as idades e habilidades.

O manual Como Implementar Transformações de Ruas descreve as etapas desde a seleção inicial do local até o planejamento, implementação e manutenção de uma transformação de rua relâmpago ou temporária. Ele se baseia na experiência da GDCI na implementação de transformações de segurança viária voltadas para a população a fim de melhorar as opções de mobilidade, adicionar espaços públicos abertos de qualidade, apoiar projetos de ruas orientados pela comunidade e aumentar a acessibilidade e o conforto para usuários das ruas em todo o mundo.

Com foco em métricas e práticas significativas de coleta de dados, o manual Como Avaliar Transformações de Ruas oferece às cidades uma forma alternativa de medir, avaliar e comunicar o impacto de projetos pop-up e provisórios relacionados à segurança viária e seus cobenefícios. O manual demonstra como a coleta e a avaliação de dados podem ajudar a conquistar o apoio da comunidade, testar novos materiais, melhorar desenhos e acelerar o ritmo da mudança.

“As transformações de ruas relâmpago e temporárias oferecem a oportunidade de mostrar o que é possível fazer nas ruas de forma rápida e econômica — antes de quaisquer investimentos de capital,” disse Skye Duncan, Diretora Executiva da GDCI. “Como complementos do Guia Global de Desenho de Ruas, esses manuais oferecem detalhes e orientações práticas sobre como implementar e avaliar as transformações dos desenhos de ruas, com base em nossas lições aprendidas em cidades ao redor do mundo.”

“O acesso às melhores práticas mundiais em desenho urbano através da Global Designing Cities Initiative foi fundamental para a transformação que Fortaleza passou nos últimos anos nas suas ruas ao priorizar uma mobilidade urbana sustentável e espaços públicos mais confortáveis e seguros para todos os públicos,” disse Luiz Alberto Sabóia, Presidente da Fundação Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, Brasil. “A publicação desses dois novos manuais pela GDCI é essencial para dar escala a projetos similares, permitindo que cada vez mais cidades ao redor do mundo tenham acesso a esse conhecimento, e possam transformar sua cidade como Fortaleza fez.”

A produção dos manuais Como Implementar Transformações de Ruas e Como Avaliar Transformações de Ruas foi possível com o apoio generoso da Bloomberg Philanthropies. Eles estão disponíveis para download gratuito em globaldesigningcities.org, e ambos estão acessíveis em inglês, espanhol e português.

 
Baixe “Como Implementar Transformações de Ruas””

Baixe “Como Avaliar Transformações de Ruas”

 

###

Sobre a Global Designing Cities Initiative (GDCI)

Lançada em 2014, a missão da Global Designing Cities Initiative é transformar ruas em todo o mundo, inspirando líderes, profissionais e comunidades a imaginar o que é possível quando desenhamos ruas que colocam as pessoas em primeiro lugar. O trabalho da GDCI é embasado pelas estratégias e melhores práticas internacionais registradas no Guia Global de Desenho de Ruas. Para saber mais, acesse globaldesigningcities.org ou siga-nos no Twitter em @globalstreets.

Share this: