GDCI Projects, News September 15, 2021

Ruas pela Vida: Iniciativas de Redução de Velocidade em Recife e Salvador

As cidades de Recife e Salvador têm avançado na prevenção de mortes e lesões no trânsito, investindo em mobilidade segura e sustentável para proteger os usuários mais vulneráveis ​​- pedestres, ciclistas e motociclistas. Em 2020, as duas cidades passaram a integrar a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS), que tem apoiado seus esforços recentes de segurança viária. Como parte do pilar Ruas Seguras e Infraestrutura desta iniciativa, a GDCI fornece assistência técnica às cidades e tem sido um aliado nos projetos de redesenho de ruas.

Todos os anos, cerca de 40.000 brasileiros perdem a vida nas ruas do país. A velocidade é um fator de risco importante para a segurança no trânsito e influencia tanto a probabilidade de um sinistro quanto sua gravidade e risco de morte, sendo responsável por uma em cada três mortes em sinistros de trânsito em todo o mundo, de acordo com a OMS. A redução da velocidade foi o tema central da Semana Global de Segurança Viária da ONU deste ano, e em maio de 2021, em conjunto com o Maio Amarelo, as duas cidades demonstraram seus esforços em diminuir as velocidades e reduzir os sinistros de trânsito a partir da transformação das ruas.

Na mesma ocasião, os prefeitos de Recife e Salvador assinaram a carta aberta da ONU, se comprometendo a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030 e lançaram projetos de redução de velocidade para 30 km/h em diversos bairros das cidades, alguns dos quais estão destacados a seguir:

Rua da Palma in Recife

Nos últimos anos, a capital pernambucana vem passando por uma grande transformação, tendo como foco principal a promoção e proteção dos meios de transporte ativos.

Localizada no centro de Recife, a Rua da Palma é uma movimentada rua comercial no bairro do Santo Antônio. Embora acessada predominantemente a pé ou por transporte público, a maior parte do espaço da rua era dedicado aos carros (67%), e pedestres e vendedores ambulantes acabavam com frequência usando o leito viário. De fato, apenas 37% dos pedestres entrevistados consideravam as condições de caminhabilidade na área boas ou excelentes, e 79% dos pedestres entrevistados não consideravam seguro atravessar a rua.

Pensando nisso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano de Recife (CTTU) se dispôs a redesenhar o espaço. Como primeiro passo, o limite de velocidade foi reduzido para 30 km/h, as faixas de veículos se tornaram mais estreitas, e as vagas de estacionamento deram lugar a passeios alargados, acrescentando 1020 metros quadrados de espaço para pedestres. Em seguida, bancos, jardineiras e paraciclos foram instalados para trazer mais conforto aos transeuntes, comerciantes e trabalhadores da área. Para aumentar a segurança de quem vem das ruas transversais, novas travessias de pedestres também foram adicionadas. Após a intervenção, 71% dos entrevistados relataram se sentir seguros ao atravessar as ruas e 80% descreveram como positiva a experiência de caminhar pela Rua da Palma. Além disso, foi observado o cumprimento do limite de velocidade (30 km/h) por 97% dos motoristas.

A prefeitura de Recife continua propondo melhorias para outras regiões da cidade e usando as intervenções temporárias para testar conceitos à medida que avançam. Por ora, o projeto tem sido um sucesso e servirá como um bom roteiro para outras intervenções na cidade.

Zona 30 do Bonfim, Salvador

O bairro do Bonfim é um bairro histórico de Salvador, que abriga importantes marcos culturais e religiosos da Cidade Baixa. Devido ao seu grande significado histórico e a emblemática igreja do Nosso Senhor do Bonfim, o bairro é uma atração turística e, todo ano, milhares de pessoas se reúnem ali em uma das maiores festas religiosas do país – a Lavagem do Bonfim. Em virtude da alta concentração de pedestres na área, a segurança e conforto dos pedestres foram as principais prioridades para os moradores e turistas que frequentam a região –  86% das pessoas entrevistadas concordaram que os pedestres deveriam ser priorizados no bairro, uma vez que apenas 41% se sentem seguros ao atravessar as ruas e apenas 21% avaliam positivamente as condições de caminhabilidade da área.

Durante o Maio Amarelo, a prefeitura de Salvador propôs uma zona 30 para a área, dando passos importantes para proteger os pedestres do bairro por meio do desenho urbano. Mudanças na circulação permitiram a criação de uma praça, com a pintura do pavimento e a adição de balizadores, bancos e elementos lúdicos para as crianças. Essas melhorias somaram quase 400 metros quadrados de espaço adicional para pedestres. Além disso, o limite de velocidade foi reduzido para 30 km/h e nova sinalização e faixas de pedestres foram acrescentadas. O redesenho do cruzamento levou a uma redução de 77% dos veículos que ultrapassam o limite de velocidade no entorno imediato e a 91% de conformidade geral com o novo limite. Devido ao sucesso do projeto, a prefeitura anunciou a implementação de mais zonas calmas em diversos pontos da cidade.

[metaslider id=”31228″]

Essa colaboração entre a Global Designing Cities Initiative da NACTO com as Prefeituras de Recife e Salvador foi possibilitada graças ao apoio da Bloomberg Philanthropies Initiative for Global Road Safety (BIGRS).

Escrito por Eduarda Aun

Para mais informações sobre este projeto, favor contatar eduardo@nacto.org

More Updates

Announcing the 10 Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI) Selected Cities
Boy on a bike in Fortaleza, Brazil

June 8, 2023

Announcing the 10 Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI) Selected Cities

On Friday, June 2, Bloomberg Philanthropies announced the 10 selected cities for the Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure. Led in partnership with GDCI, BICI will award the selected cities with funding and provide technical assistance on project development, cycling facility design, data collection, and community engagement.

Streets for Kids Workshop Inspires Chilean City Leaders

May 18, 2023

Streets for Kids Workshop Inspires Chilean City Leaders

Public officials and urban design and childhood development practitioners from Renca and Cerrillos municipalities in Santiago, Chile envision streets for kids through GDCI interactive workshop.